sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Guia do Turista: O Rio Grande do Sul.

O Rio Grande do Sul

Localizado no Extremo Sul do Brasil, fronteira com Argentina e Uruguai, o Rio Grande do Sul é um Estado multiétnico, moderno e ponto de encontro dos variados traços culturais. A chegada de imigrantes de todos os cantos do mundo traçou o destino do Rio Grande do Sul: o da pluralidade cultural. Desta herança surgiu um povo identificado com suas raízes, mas com sensatez suficiente para preservar suas mais variadas vertentes. É nesta terra, de aguçada efervescência cultural, política e social, que modernidade e tradição coabitam, numa singular demonstração de harmonia.

Um Estado que tem tudo para você aproveitar o tempo todo

Se tem uma palavra que define bem o Rio Grande do Sul é diversidade. No nosso Estado, você encontra atrações turísticas para todas as épocas do ano. Do Litoral à Serra, das Missões aos Pampas, passando pelos parques naturais, você desfruta de paisagens inesquecíveis e de momentos singulares.

Você também tem a oportunidade de conhecer uma cultura regional rica, que mantém o convívio de tradições com o estilo de vida moderno.

O Rio Grande do Sul é um destino completo para jovens, terceira idade, casais, famílias, aventureiros e para todos que buscam bem-estar.

Venha viver essa experiência única!


História

Fortemente influenciado pelos imigrantes europeus, a história da diversidade étnica que caracteriza o RS pode ser contada desde que os jesuítas espanhóis fundaram os Sete Povos das Missões e ali conviveram com os índios guaranis. Culmina a isso a chegada dos portugueses, africanos, alemães, italianos e outros povos, que formaram um mosaico de paisagens, vivências, saberes e fazeres. Hoje, o gosto pela carne assada, o "churrasco", e o "mate" ou "chimarrão", passado de mão em mão nas rodas de conversa são a identidade de todos os gaúchos.

Clima

O clima do Rio Grande do Sul pode ser caracterizado como temperado em um país tropical. Com quatro estações bem definidas, o gaúcho convive com altas temperaturas nos meses de verão (dezembro, janeiro e fevereiro) enquanto que no inverno, são comuns temperaturas abaixo de 10º C e até mesmo negativas.

Paisagem


Crédito: Eduardo Seidl

Extensas planícies predominam no Rio Grande, centro geográfico do Mercosul. Os cenários deslumbrantes como cânions, lagoas, guaritas, e serras compõem com a paisagem única do Pampa gaúcho.

O gaúcho


Crédito: Eduardo Seidl

E é nesta paisagem ímpar que surge o povo gaúcho, marcado pelo espírito guerreiro, herdado das batalhas de fronteiras entre Portugal e Espanha na época da formação do novo continente. A história, as tradições e os costumes são mantidos vivos no cotidiano destas pessoas devotadas à sua terra. Visitar as instigantes cidades do Rio Grande do Sul é descobrir um mosaico de gente, crenças e culturas. É descobrir um povo que ostenta com orgulho as façanhas que desvendam o passado e o presente deste Estado encantador. As fronteiras e as convergências socioculturais do chamado "mundo gaúcho" em comum com os gaúchos uruguaios e argentinos fazem do Rio Grande do Sul um Brasil diferente, e muito especial.

Fonte: Portal da Copa

"Venha conhecer o Rio Grande do Sul, um dos mais belos estados do mundo!!!" Daniel Santos.

Nenhum comentário: