Downhill.
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Evolução
As competições de Downhill são
recentes, que teve seu primeiro Campeonato Mundial realizado no Colorado (USA),
em 1990, e vencido pelo norte americano Greg Herbold. No Brasil, as primeiras
competições datam de 1991 eram praticadas com bicicletas para o Cross Country
(modalidade, na época, muito mais difundida que o DH). As pistas eram
verdadeiros estradões de terra, com trilhas abertas sem grandes obstáculos onde
se priorizava a velocidade. Com o tempo, essas pistas foram se tornando mais
técnicas com a inclusão de single tracks (trilhas estreitas), pedras, drop-off
(degraus altos), gaps (vãos a serem transpostos) e triplos (obstáculo composto
de rampa de lançamento e rampa de recepção com um vão entre elas), ou mesas (o
mesmo que o duplo só que com o vão preenchido). Fazem parte das dificuldades
que também aguçam a técnica do piloto, raízes, valas, erosões e a lama. Estas
dificuldades acabaram por desenvolver tecnologicamente a bicicleta e os
equipamentos de protecções. O downhill hoje em dia é um Desporto muito
praticado entre os jovens. O principal estado do Downhill no Brasil é Santa
Catarina que recebe vários eventos Internacionais e Nacionais.
Prática
Os desportistas desta modalidade usam várias proteções pois as quedas em Downhill não são pequenas e podem se machucar facilmente. Usam capacete com protecção para o pescoço, caneleiras,capacete próprias da modalidade, muitas vezes em conjunto com as caneleiras, cotoveleiras e proteções do peito e costas.Pode-se usar óculos de protecção pois podem saltar pedras para o rosto ou, com a velocidade de descida, os olhos começarem a lacrimejar devido ao vento que bate de frente e com força e isso afectaria a velocidade de reacção visto que teriam uma visão reduzida devido às lágrimas.
Neste desporto é necessário muita técnica em descidas, saltos e pisos irregulares assim como uma elevada velocidade de reacção e capacidade de concentração.
Bicicleta
Atualmente
não se pensa em praticar Downhill, principalmente em competições, sem uma bike
com um quadro preparado para aguentar grandes impactos, com suspensões de no
mínimo 180mm de curso tanto na roda traseira como na dianteira, freio a disco
de acionamento hidráulico (fluido de freio, ao invés de cabos de aço) e pneus
largos com compostos macios para maior aderência ao terreno. Aliás, o desenho
dos pneus difere conforme o terreno a ser utilizado, como terreno seco ou
molhado/lama. Além disso, na bicicleta de DH não existe o câmbio dianteiro. No
seu lugar é instalado uma guia de corrente, que tem a missão de manter a
transmissão funcionando apesar de todas as trepidações que a pista transmite à
bike. A geometria e posição do quadro da bike relativamente ao chão também
difere das bikes de outras modalidades. Esta por ter o a suspensão da frente
mais alta tem uma certa inclinação para trás, o que também ajuda nos trilhos,
pois estes são sempre com inclinações muito acentuadas, e esta inclinação do
quadro faz com que o biker tenha menos probabilidades de cair para frente.
O Futuro
A
Bicicleta de Downhill exige o maior desenvolvimento tecnológico dentre todas as
modalidades do ciclismo tendo em média de 20 kg,podendo variar de 16,5 kg a 23
kg e este é um dos responsáveis pelo fascínio que este esporte causa nas
pessoas. Hoje em dia estuda-se a geometria do quadro, materiais e ligas mais
leves e resistentes, controle de curso de suspensões através de ar ou óleo, freios
de acionamento hidráulico com regulagens de modulação(freio mais progressivo ou
mais "estanque"), etc. Atualmente, as indústrias estão entrando numa
nova era com estudos a fim de eliminar o câmbio traseiro (muito suscetível à
falhas.
2 comentários:
Legal! Essa modalidade é bem radical e exigem uma bike apropriada para aguentar grandes impactos na prática do esporte. Eu conhecia apenas o Mountain Bike e atualmente estou começando com algo mais leve como bike de estrada. Daniel Santos.
Leia essa matéria da Zero Hora: "Mountain Bike - Zero Hora - clicRBS". Link http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/conteudo/mountain-bike.html#esportes_radicais
No Morro da Tapera dá pra fazer umas decidas bem radicais.
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