quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Fundação Iberê Camargo

A Fundação Iberê Camargo foi criada em 1995, um ano após a morte do artista que lhe deu origem, com o objetivo de preservar e divulgar sua obra. 
Sobre o artista:
Artista de rigor e sensibilidade únicos, Iberê Camargo é um dos grandes nomes da arte brasileira do século XX. É autor de uma obra extensa que inclui: pinturas, desenhos, guaches e gravuras. 
O artista exerceu forte liderança no meio artístico e intelectual brasileiro.
Iberê Camargo faleceu em agosto de 1994, aos 79 anos, deixando um grande acervo de mais de 7 mil obras. Grande parte desta produção foi deixada a Maria, sua esposa, cuja coleção compõe hoje a coleção do Acervo da Fundação Iberê Camargo.
Sobre a Fundação:
A Instituição, além de aproximar o público deste que é um dos grandes nomes da arte brasileira do século XX, procura incentivar a reflexão sobre a produção contemporânea realizando exposições, seminários, encontros com artistas e curadores, cursos e oficinas sobre a obra de Iberê Camargo e sobre questões ligadas à arte contemporânea, a fim de promover uma reflexão sistemática sobre o fazer artístico.
A sede da Fundação, inaugurada em 2008, foi projetada por Álvaro Siza, um dos arquitetos contemporâneos mais importantes do mundo. O projeto recebeu o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza (2002) e é mérito especial da Trienal de Design de Milão. 
Sito próximo ao Barra Shopping, ao Beira Rio e ao Hipódromo apresenta uma vista espetacular do Guaíba, podendo-se desfrutar da vista tradicional do Pôr do Sol, após um lindo e agradável passeio, tanto na Fundação quanto no seu entorno.

Gisele Ribeiro Seimetz.

    Nenhum comentário: