terça-feira, 25 de fevereiro de 2014


Volta às aulas aumenta trânsito em Porto Alegre

EPTC avaliou crescimento de 20% nas ruas da Capital

EPTC avaliou crescimento de 20% nas ruas da Capital<br /><b>Crédito: </b> Tarsila Pereira
EPTC avaliou crescimento de 20% nas ruas da Capital
Crédito: Tarsila Pereira
A volta às aulas em Porto Alegre impactou diretamente no trânsito da cidade na manhã desta segunda. O fluxo de veículos aumentou em especial nos pontos onde estão ocorrendo obras relacionadas à mobilidade urbana, como nas avenidas João Pessoa e Bento Gonçalves.

A movimentação aumentou em cerca de 20%. De acordo com o diretor de circulação da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Carlos Pires, mesmo assim a previsão é que apenas depois do Carnaval, na próxima semana, o fluxo estará integral. Atualmente, a frota na capital é de 780 mil veículos. “Seguiremos monitorando e fiscalizando para amenizar os impactos ao trânsito. Acreditamos que muitas pessoas ainda estão de férias e retornarão apenas depois do carnaval, quando será provável que os transtornos aumentem”, projetou o diretor.

Com a volta às aulas, o diretor lembrou que os motoristas precisam ter atenção redobrada ao passarem próximo às escolas, em função da maior movimentação de estudantes. Pensando nisso, foi ampliada a presença de agentes junto às principais instituições. A ação faz parte do programa Volta às Aulas, que também visa a redução dos congestionamentos, principalmente no horário considerado de pico da manhã, entre 7h e 9h. Isso porque muitos pais ao deixarem os filhos, acabam interrompendo o trânsito.

Além da maior circulação de carros, houve aumento no número de ônibus. Encerrou-se neste final de semana a tabela de verão, em que a frota foi reduzida em cerca de 12%. Segundo o gerente-executivo da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), Luiz Mario Magalhães Sá, essa é a principal mudança. Outro desafio é se adaptar aos congestionamentos, que são cada vez mais frequentes, em função da elevação da frota de veículos. “Os congestionamentos são cada vez maiores e nos obrigam a analisar permanentemente as nossas tabelas de horário e realizar algumas adequações”, explicou.

As obras de recuperação de pavimento na rua Voluntários da Pátria provocaram mudanças no trânsito. Com o bloqueio da via com a rua Garibaldi, utilizada principalmente para acessar à estação Rodoviária, o fluxo precisou ser desviado para o Túnel da Conceição, o que provocou movimentação mais acentuada no local. O bloqueio permanecerá até sexta-feira. Além disso, uma colisão envolvendo um caminhão e dois carros na avenida Assis Brasil, próximo à Fiergs, complicou o trânsito na região, afetando principalmente aos motoristas que vinha da região Metropolitana para a Capital.

Bookmark and Share


Fonte: Mauren Xavier / Correio do Povo
Podemos ver que a correria começou e também as preocupações devido ao trânsito em POA, devido a demanda e as construções inacabáveis em nossa cidade, até quando vamos aturar tal situação.
Lilda Razzolini

Nenhum comentário: