domingo, 9 de março de 2014

RS pretende imunizar 206 mil meninas de 11 a 13 anos contra o vírus do HPV

Campanha Nacional de Vacinação Comeca Nesta segunda-feira (10).
Vírus de e UMA das principais Causas de Ocorrência do Câncer de colo de útero.

Começa nesta segunda-feira (10) a primeira campanha de vacinação contra o HPV não  Rio Grande do Sul . No período de 10 de março a 10 de abril, devem ser vacinadas meninas entre os 11 E 13 anos em todo o país. No Rio Grande do Sul, o grupo representa cerca de 258 mil jovens, e a meta da Secretaria Estadual da Saúde e imunizar 80% desta população, ou seja, 206 mil meninas.
Pela primeira vez, o Sistema Único de Saúde disponibilizará gratuitamente uma vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV), usada na prevenção do câncer de colo de útero. Por meio de um trabalho conjunto com o Ministério da Saúde, a vacina deverá ser oferecida em todas Escolas Públicas como Particulares e do Estado.
O esquema vacinal contra o vírus é composto de três doses, sendo que a segunda dose será aplicada em setembro nas unidades de Saúde e a última, cinco anos após a primeira dose. O HPV é uma das principais causas de ocorrência do câncer de colo de útero. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tumor é o mais frequente entre a população feminina, atrás apenas do Câncer de Mama e e do colorretal, sendo a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Segundo os dados de 2012, ocorreram 305 Óbitos por este tipo de câncer no Rio Grande do Sul.
Anelise Neves

Nenhum comentário: