terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Casa de Cultura Mario Quintana

A Casa de Cultura Mario Quintana é uma instituição voltada para o cinema, a música, as artes visuais, a dança, o teatro, a literatura, a realização de oficinas e eventos ligados à cultura. Eles homenageiam grandes nomes da Cultura Gaúcha. 
A história da Casa de Cultura Mario Quintana teve início em julho de 1980, com a compra do antigo prédio do Hotel Majestic (O Hotel Majestic teve seu auge nas décadas de 1930, 40 e 50. Durante esse período teve como hóspedes grandes nomes da política, como os ex-presidentes Getúlio Vargas e Jango Goulart, como também outras celebridades da época.), a aquisição do hotel foi feita pelo Banrisul. E, em 1982, o prédio foi adquirido pelo Estado do Rio Grande do Sul, sendo um ano mais tarde, arrolado como patrimônio histórico. Com isso, teve início, sua transformação em Casa de Cultura. A obra de transformação física do Hotel em Casa de Cultura, entre elaboração do projeto e construção, desenvolveu-se de 1987 a 1990. Em 25 de setembro de 1990 a casa foi finalmente aberta.
O poeta Mario Quintana nasceu em Alegrete, dia 30 de julho de 1906 e, com 20 anos, veio morar em Porto Alegre. Morou no Hotel Majestic de 1968 a 1980. Morreu em 5 de maio de 1994, aos 87 anos, imortalizado pela Casa de Cultura que leva seu nome e, principalmente, pelo Quarto do Poeta, uma reconstituição fiel com móveis e objetos pessoais do escritor.
Uma das tantas recompensas dessa valiosa visita é tomar um café  no alto da Casa com uma esplêndida vista do pôr do sol no Guaíba. 
 Gisele Ribeiro Seimetz.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Casa_de_Cultura_Mario_Quintana

Nenhum comentário: