terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Música nativista gaúcha. "Como é lindo meu Rio Grande"

Música nativista é um termo genérico usado no estudo da música sul-riograndense para designar um determinado ponto de vista diferente do chamado "tradicionalismo" no que tange aos diversos gêneros músicais que caracterizam a "música gaúcha" (surgida na cultura popular do Uruguai, Argentina e  parte do Paraguai e extremo sul do Brasil), que tem como temas principais o amor pelas tradições presente no ente folclórico denominado gaúcho o campo, o cavalo, os valores, a culinária regional e a mulher.


 Como é lindo meu Rio Grande- Cesár Oliveira e Rogério Melo.

Como é lindo o meu Rio Grande
Quando rompe a madrugada
Canta o galo no poleiro
E berra um touro na invernada
"Rincha" um pingo na cocheira
Com saudades da manada
Como é lindo o meu Rio Grande
Quando rompe a madrugada.
A perdiz pia no campo
Quero-quero na canhada
Um "yandu" lá na restinga
E o socó lá na forcada
Uma manada de ganso
Fazendo uma barulhada
Como é lindo o meu Rio Grande
Quando rompe a madrugada.
Late um "cusco" no terreiro
E peru dá gargalhada
Lá no moirão da porteira
Grita a coruja enfezada
É o hino da natureza
No bico da passarada
Como é lindo meu Rio Grande
Quando rompe a madrugada.
Por de trás da mata grande
Some a lua prateada
Está na hora do levante
Do patrão e da peonada
Uns encilham seus cavalos
Outros tratam a bicharada
Como é lindo o meu Rio Grande
Quando rompe a madrugada.

Nenhum comentário: