terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Copa do Mundo deve mudar o calendário de aulas em 2014.

   Segundo a Secretaria da Educação, o ano letivo na rede estadual em 2014 começará no dia 24 de fevereiro e tem previsão de término para 19 de dezembro. O recesso escolar de inverno será entre os dias 19 de Julho e 3 de Agosto, sendo que não haverá férias durante o período de realização da Copa do Mundo de futebol. Os dias de jogos do Brasil, quando será decretado feriado nacional, deverão ser recuperados pelas redes de ensino. Nas redes municipais e privadas o inicio das aulas pode variar entre os dias 17 e 24 de Fevereiro.

   As cidades que sediarem jogos da Copa do Mundo em 2014 deverão fazer eventuais ajustes nos calendários escolares e decidirem  se vão ajustar ou não o período de férias escolares.  Fonte: Secretaria da Educação.


   Segundo o Diário de Canoas a Copa do Mundo deve mudar a rotina escolar neste ano em Canoas. Escolas e universidades não irão parar durante o evento nos meses de junho e julho.

  Canoas – É ano de Copa, mas a vida escolar em Canoas não para por completo. No início de 2013, entidades nacionais e estaduais ligadas à educação conseguiram modificar a lei geral do evento. O texto original exigia a realização de férias escolares durante os jogos. Agora, as escolas das redes pública e privada precisam cumprir os 200 dias letivos, mas podem optar pelo recesso. Serão realizados cinco jogos em Porto Alegre, em 15, 18, 22, 25 e 30 de junho.
   As universidades canoenses não preveem alteração no calendário acadêmico. As partidas da Copa no RS ocorrem à tarde, com início marcado para 13 e 16 horas. Alunos da noite que queiram acompanhar o evento não devem ser prejudicados. O planejamento de 2014 das particulares já está disponível na internet. A Unilasalle começa as aulas em 17 de fevereiro e encerra o primeiro semestre em 17 de julho. O segundo semestre começa em 31 de julho. A Ulbra começa as aulas em 10 de fevereiro e segue até 5 de julho. O reinício, na metade do ano, está marcado para 28 de julho. Já a UniRitter, tem aulas entre 24 de fevereiro e 19 de julho. O reinício das aulas para a segunda etapa do ano será em 1º de agosto.

   Conforme o Sindicato do Ensino Privado (Sinepe-RS), os 600 mil alunos da rede privada no Estado começam as aulas em 19 de fevereiro e entram no chamado recesso em 28 de julho. O retorno será em 4 de agosto. Já a rede estadual começa o ano letivo em 24 de fevereiro. As férias de inverno inverno serão entre 19 de julho e 3 de agosto. De acordo com a Secretaria de Educação, os dias de jogos do Brasil, quando será decretado feriado nacional, deverão ser recuperados pelas redes de ensino.

   Nas escolas municipais de Canoas, as aulas recomeçam em 19 de fevereiro. O recesso escolar será de 30 de junho a 13 de julho. Durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo, os alunos não terão aulas nos dias de jogos da seleção: 12, 17 e 23 de junho. Fonte: Diário de Canoas.
 
Daniel Santos.

Nenhum comentário: